A água voltou em força à Cascata do Fojo, na freguesia de Lara, em Monção. O espaço, considerado já um dos mais paradisíacos a Norte da Península Ibérica, sofreu consideravelmente os efeitos da seca dos últimos meses.
Durante os meses de julho e agosto, a água quase parou de correr neste autêntico monumento natural. Do alto, apenas um leve fio de água num silêncio que trazia constante preocupação a quem estava habituado ao troar forte das águas.
Felizmente, essa melodia voltou. Com vontade.
A chuva dos últimos dias devolveu o encanto de sempre à Cascata do Fojo que, recorde-se, foi no passado mês de Maio eleita pela Nutella um dos 15 lugares mais extraordinários de Portugal. Teve honras de aparecer nas embalagens daquele produto numa edição limitada.
Veja o vídeo da água a cair com abundância na Cascata do Fojo:
Passadiços catapultaram Cascata para o mundo
A inauguração dos passadiços naquele local no passado mês de janeiro exponenciaram largamente a fama da Cascata do Fojo. O número de visitantes triplicou em poucas semanas.
A imprensa galega mostrou-se também rendida a estes passadiços . Recentemente, o jornal Atlántico batizou-a mesmo de «passerelle de madeira com destino ao Éden».
No artigo daquele jornal com sede em Vigo, e cuja tiragem diária supera os cinco mil exemplares em papel, é referido que aquela estrutura – recentemente inaugurada – apresenta um “cenário maravilhoso” onde a experiência “não desilude”.
Claro que a alusão mais forte vai para o final dos passadiços, onde os visitantes são brindados com a Cascata do Fojo, onde “o rio se encaixa entre duas paredes rochosas, criando um recanto inesquecível”.
Mas o passeio não se resume só à beleza da cascata. Aquele periódico chama também a atenção para os “quatro maravilhosos moinhos seculares, que [em tempos] aproveitaram a queda acentuada de água para moer milho”.
Uma “travessia tranquila marcada pelas árvores frondosas e pelo som do rio”, descreve o Atlántico sugerindo uma visita a Monção.
Veja a nossa galeria de fotos com a água agora em abundância no local:
Uma caminhada única pela natureza
No total, recorde-se, são 350 metros de um passadiço que proporciona uma caminhada única pela natureza. Começa no chamado Lugar do Forno. No final, o caminhante é brindado com a esmagadora beleza da já sobejamente conhecida cascata do Fojo.
Ao redor, apenas o silêncio cortado pelo chilrear de aves e a melodia da água que cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis. Se o lugar já era atrativo sobretudo durante o Verão, o novo passadiço garante àquele espaço ainda maior êxito e fama visto que o acesso à cascata fica ainda mais facilitado.
A obra, a cargo da Junta de Freguesia, representou um investimento total de 42 mil euros.
Comentários: 0
1
0