Era uma mancha imensa de atividade elétrica que vinha na direção do Alto Minho. No entanto, já perto da costa portuguesa, o fenómeno meteorológico ascendeu a norte e atingiu em cheio a costa galega, principalmente na província de A Coruña.
Dados da Meteogalicia, citados pelo jornal Quincemil, informaram que até às 20h00 foram detetados, em território galego, cerca de 3.000 raios (terra e mar).
Cerca de 3.000 raios registados na Galiza até às 20h00
[Fonte: Meteogalicia / Via jornal Quincemil]
As trovoadas foram acompanhadas de chuvas fortes. Foram alcançados 68,8 litros por metro quadrado no município de Carnota, província de A Coruña. Também nesta província galega, mas no concelho de Cedeira, o vento chegou a atingir rajadas de 100 km/h.
Relâmpagos iluminaram os céus da Galiza ao princípio da noite
[Foto: Screen vídeo jornal Quincemil]
Tal como o Alto Minho, a Galiza também esta em alerta devido aos avisos de intempérie. Tal como cá, os próximos dias deverão ser de “chuvas fortes com ventos de sul, especialmente no litoral e terras altas”, refere a Meteogalicia.
O Alto Minho encontra-se em aviso amarelo colocado pelo IPMA (terceiro mais grave numa escala de quatro) também devido à previsão de “chuva forte e persistente” e também de trovoadas.
Comentários: 0
0
0