A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo e a AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve apresentaram à Estradas de Portugal uma proposta no sentido dos turistas estrangeiros terem a possibilidade de pagar as portagens relativas às ex-Scut nos hotéis e restaurantes, utilizando os terminais de pagamento que são geralmente usados para o pagamento das despesas, seja através de cartões de débito ou de cartões de crédito.
Trata-se de um universo de 15 mil empresários das duas associações que tentam desta forma recuperar os turistas estrangeiros, em particular os espanhóis que deixaram de passar a fronteira dada a complexidade em que o actual sistema de pagamento electrónico de portagens nas antigas Scut.
O presidente da APPORT garantiu que a proposta foi acolhida com receptividade pela Estradas de Portugal. Rodrigo Pinto Barros adiantou que a empresa se manifestou disponível para estudar esta possibilidade. Se a medida não for a tempo da Páscoa, pelo menos que aconteça antes da época balnear.
Rodrigo Pinto Barros adianta que a proposta conjunta da APPORT E DA AIHSA conta com o apoio das congéneres da Galiza.
Do lado português a Secretaria de Estado do Turismo também vê com bons olhos a iniciativa dos empresários de hotelaria e restauração.
Numa altura em que um relatório do Instituto Nacional de Infra-estruturas Rodoviárias (INIR) vem indicar que as auto estradas portajadas em Dezembro já registam uma perda diária de 14 mil viaturas, a APHORT e a AIHSA procuram, assim, dar um passo no sentido de contribuir para a resolução do problema no qual as viagens a Portugal se tornaram para os turistas estrangeiros, em particular para os espanhóis.
Os empresários do sector turístico confirmam que a confusão e a complexidade em que o actual sistema de pagamento electrónico de portagens está envolto tem vindo a criar uma imagem negativa do país e a fazer com que os turistas deixem de visitar o nosso destino.
Comentários: 0
0
0