PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha e A Guarda querem discutir “ligação efetiva, regular e segura” entre os dois concelhos

29 Outubro, 2022 - 11:57

760

0

Endereçaram uma carta conjunta à Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Os Presidentes das Câmaras de Caminha, no Alto Minho, e A Guarda, na Galiza, endereçaram uma carta conjunta à Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, solicitando que seja incluída na agenda da Cimeira Ibérica, agendada para a próxima semana, em Viana do Castelo, “a possibilidade de concretização de uma ligação efetiva, regular e segura entre estes dois povos, firmando assim as relações transfronteiriças entre os dois países”.

 

Rui Lages e António Lomba apelam à sensibilização da governante para o tema e afirmam que o que aqui está em causa é a união dos dois povos, que desde sempre viram o rio Minho como um espaço comum que
os une, “mas a verdade é que, nestes últimos tempos tem sido um espaço que nos tem separado, por contingências alheias aos próprios concelhos”.

 

Na carta assinada por ambos, os dois autarcas começam por recordar o património histórico comum e cultural único, as relações de vizinhança, laços familiares, comerciais e turísticos.

 

Ligados por um ferryboat – Santa Rita de Cássia – durante três décadas, essa ligação foi interrompida por problemas de atracagem do lado galego, cujo cais de atracação se encontra inoperacional e a necessitar de uma intervenção da ordem dos 500 mil euros, que não estará solucionada antes do verão do próximo ano.

 

A missiva ressalva também que, do lado português, o ferry encontra-se operacional, mas parado, sendo certo também que a embarcação, de idade avançada, necessita de ser substituída por outra mais eficaz, movida a energias mais limpas e amigas do ambiente, com menor calado e capaz de superar as questões do assoreamento do rio Minho.

 

Motivos de sobra para, aproveitando a presença dos líderes dos dois países, discutir a questão já no dia 4 de novembro (sexta-feira) em Viana do Castelo, na 33ª Cimeira Luso-Espanhola, que será
presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.

 

A Cimeira Ibérica dará continuidade ao aprofundamento das relações bilaterais, reunindo, ao que está anunciado, duas dezenas de membros dos Governos dos dois países. Recorde-se que a última Cimeira
decorreu em outubro de 2021, em Trujillo (Cáceres), em Espanha, tendo então sido assinados entre Portugal e Espanha oito acordos.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas