[atualizada 15h03 – com novo local de arranque do projeto]
O Município de Caminha inicia na próxima segunda-feira um projeto de saúde de proximidade, privilegiando a população mais idosa e que vive nas freguesias mais distantes.
“Caminha dá mais qualidade aos anos” é possível graças a um protocolo estabelecido com a ULSAM – Unidade Local de Saúde de Viana do Castelo, e arranca precisamente no mês que está a ser dedicado aos mais velhos.
A freguesia de Arga de Cima é o ponto de partida deste projeto no âmbito da saúde e, a partir das 11h00, a Unidade Móvel estará estacionada junto à “Casa da Professora”, na freguesia de Arga de Baixo, devido às condições climatéricas previstas.
Ter 65 ou mais anos e residir na União das freguesias de Arga (Baixo, Cima e São João), União das Freguesias de Gondar e Orbacém e Freguesia de Dem são os requisitos para beneficiar deste apoio no âmbito da saúde, que tem como objetivos essenciais “melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde dos utentes que residem em freguesias mais distantes das unidades de saúde e efetuar uma intervenção de saúde de proximidade, realizada pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Caminha”, explica a autarquia.
No âmbito do protocolo já estabelecido entre o Município de Caminha e a Unidade Local de Saúde de Vianado Castelo, a autarquia vai reativar a Unidade Móvel de Saúde de Caminha.
O funcionamento é assegurado pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Caminha (UCC), no que respeita a materiais bem como a equipa de saúde, competindo ao Município a disponibilização da viatura, a sua manutenção e o motorista.
Comentários: 0
0
0