O presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa, afirmou hoje, em Barcelos, que vão ser suprimidas “algumas paragens” na atual ligação ferroviária entre Porto e Vigo, para assegurar uma maior rapidez do serviço.
Segundo José Maria Costa, que falava no final da reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, a supressão de algumas paragens significará a primeira fase do processo de modernização daquela ligação internacional.
“Foi já decidido, numa primeira fase, haver uma modernização da via, ou seja, uma articulação por forma a reduzir os tempos de ligação entre Porto e Vigo, suprimindo algumas paragens”, afirmou.
Segundo o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, as paragens a suprimir ainda serão definidas pelas entidades responsáveis pela exploração da ligação.
“Nós não somos da CP nem da Renfe para discutir quais as paragens e o tempo das paragens. A nós, o que interessa é ter um serviço rápido, moderno e estruturante”, referiu.
Uma opinião partilhada pelo presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que admitiu que para tornar o serviço mais útil do ponto de vista turístico e empresarial “não se pode pôr o comboio a parar em todos os apeadeiros e estações”.
O autarca sublinhou que o importante é modernizar aquela linha, “que não sofre investimentos praticamente desde o seu início”, para ligar de forma “mais célere” Porto e Vigo, que atualmente chega a demorar “três horas e 15 minutos”.
Na última Cimeira Ibérica, em maio, no Porto, foi assinado o compromisso de, até 2018, melhorar a linha ferroviária entre Porto e Vigo.
Segundo o Eixo Atlântico, a obra significará um investimento até 180 milhões de euros.
Na sua reunião de hoje, a Comissão Executiva do Eixo decidiu “convocar” os deputados regionais, nacionais e europeus do Norte de Portugal e da Galiza para esta causa, fazendo pressão para que a modernização seja uma “prioridade” dos governos dos dois países.
Neste momento, há duas ligações diárias de Porto para Vigo e outras duas de Vigo para o Porto.
No lado português, há paragens em Ermesinde, Trofa, Famalicão, Nine, Barcelos, Barroselas, Viana do Castelo, Âncora-Praia, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
Em território espanhol, o comboio para em Tui, Porriño e Rendodela de Galícia.
Comentários: 0
0
0