Os preços dos combustíveis vão disparar na próxima semana. Com o preço do barril de brent a bater máximos, os consumidores vão agora ter de pagar mais para abastecer o carro.
A partir da próxima segunda-feira, tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros. O preço do diesel aumenta 14 cêntimos, o maior aumento semanal de sempre, enquanto na gasolina a subida vai ser de oito cêntimos, adiantou ao ECO fonte do setor.
Este aumento é substancialmente superior face aos 2,5 cêntimos de aumento no gasóleo e dois cêntimos na gasolina da semana passada. Isto porque o barril de brent, que serve de referência ao mercado europeu, chegou a cotar nos 119,78 dólares, um máximo de 11 anos (11 fevereiro de 2011). Esta sexta-feira o ouro negro já esteve a cotar acima dos 114 dólares, mas agora segue a negociar nos 112,37 dólares, o que representa uma subida de 1,73%.
Uma escala de preços que reflete os receios do Ocidente de que as sanções económicas e financeiras vão causar disrupção nas exportações russas de petróleo, reduzindo a oferta num mercado já desequilibrado por uma forte procura pós-pandémica.
Comentários: 0
0
0