É a mais recente novidade do Google Earth, o já conhecido programa em que é possível observar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas.
Chama-se Timelapse, onde o utilizador pode observar a evolução de qualquer ponto do planeta desde 1984 até à atualidade.
A Rádio Vale do Minho testou esta nova aplicação com três concelhos do Vale do Minho.
Em Monção, por exemplo, é impressionante a evolução em quase quatro décadas. Na imagem de satélite obtida em 1984, embora com menos qualidade, é possível constatar que a Ponte Internacional ainda não existia.
Era uma vila rodeada por vários campos agrícolas.
Volvidas quatro décadas, o crescimento é notório. Mais habitações e a rede rodoviária cresceu significativamente,
Monção em 1984 e Monção em 2022
[Fonte: Google Earth Timelapse]
Em Valença o cenário é semelhante. Em 1984 ainda não existia a chamada Ponte Nova. Só seria inaugurada em 1993. Existia apenas a Ponte Centenária, inaugurada em 1886.
Ainda uma vila, Valença mostrava-se muito mais direcionada ao setor primário do que hoje. Volvidos 40 anos, tornou-se cidade e a área urbanizada e industrializada cresceu fortemente. A nova ponte já lá está, assim como uma maior rede rodoviária.
Valença em 1984 e Valença em 2022
[Fonte: Google Earth Timelapse]
No que diz respeito a Melgaço, a situação é idêntica aos dois concelhos anteriores. Um concelho onde, no princípio da década de 80, a agricultura tinha grande influência.
Entretanto foi crescendo. A construção de habitações e parques industriais foi ganhando terreno aos vastos campos agrícolas.
Nas imagens de satélite, nota-se também o surgimento do Centro de Estágios que catapultou o concelho na área desportiva.
Melgaço em 1984 e Melgaço em 2022
[Fonte: Google Earth Timelapse]
O Google Earth pode ser acedido online num qualquer computador ou então, pode também fazer o download para telemóvel, seja Android ou iphone.
Comentários: 0
0
0