O presidente da Xunta de Galícia, Alberto Núñez Feijóo, que ocupa neste momento a presidência da Comunidade de Trabalho, manifestou aos dirigentes da Eurocidade, Jorge Mendes, presidente da Câmara de Valença e Moisés Rodríguez, alcalde de Tui, o seu apoio à integração da Eurocidade neste organismo.
A Eurocidade Valença-Tui quer integrar a Comunidade de Trabalho Galícia – Norte de Portugal, projeto europeu destinado a fornecer a coesão territorial, económica e social através de ações inovadoras na cooperação transfronteiriça institucional. A proposta vai ser apresentada no X Plenário desta Comunidade de Trabalho a realizar em breve.
Para o autarca valenciano, Jorge Mendes, esta posição constitui-se como uma forma “de dar mais voz a Valença e Tui e reforçar a cooperação entre as duas margens do rio Minho”.
Alberto Nuñez Feijoo considera que “a Eurocidade permite impulsionar novos instrumentos para alcançar o objetivo último de coesão, promovendo soluções inovadoras e melhorando as condições de vida dos cidadãos”.
Esta comunidade de trabalho, promovida pela Xunta da Galiza e a Comissão de Coordenação da Região Norte, conta atualmente com 15 comissões, constituídas por técnicos e principais atores deste território que abordam os grandes temas que preocupam a região.
A Comunidade de Trabalho Galícia-Norte de Portugal é uma entidade transfronteiriça, criada em 1991, com a finalidade de promover uma dinâmica de encontros regulares entre Galícia e Norte de Portugal.
A Comunidade de Trabalho tem consolidado uma frutífera cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza, tanto a nível de Iniciativas comunitárias transfronteiriças, bem como a um nível mais amplo que abrange as relações inter-regionais.
Comentários: 0
0
0