No próximo dia 12 de Março comemora-se o Dia do Município. O feriado municipal vai ser assinalado com diversas iniciativas culturais. Augusto Domingues, vereador da cultura da câmara municipal de Monção, refere que a ideia é promover a cultura no concelho. "Vamos ter algumas actividades que já são comuns a este dia e que já aconteceram no passado. Este ano, pelas 10h45 vai decorrer a outorga das medalhas, a monçanense e a colectividade monçanense, que são consideradas importantes. Uma ligada à gastronomia, à D. Tininha do Vaticano e outra ligada à cultura, a um monçanense que foi director da Biblioteca Municipal de Braga, durante muitos anos, Henrique Barreto Nunes e que resolvemos homenagear", explicou o responsável. "Há também uma colectividade que faz 50 anos, o Rancho Folclórico de Barbeita, e uma outra que faz 25, o Coral de Santa Luzia", acrescentou Augusto Domingues.
O teatro, o desporto e a cultura serão, ainda, vertentes divulgadas neste dia, como explica o vereador da cultura e turismo: "Vamos deambular pelo centro histórico onde nos vai aparecer teatro alusivo ao rio, que vai recrear o foral afonsino. À tarde, temos desportos radicais, temos trial ligado à bicicleta, no Parque das Caldas; segue-se um momento musical com a Banda Filarmónica de Monção, na Praça Deu-la-Deu". O programa termina com um "colóquio, na Casa Museu, que fala do acervo histórico do Monte de São Caetano", rematou o vereador em entrevista à RVM.
O dia 12 de Março comemora, assim, a outorga do primeiro foral de Monção, por D. Afonso III, a 12 de Março de 1261. Actualmente e, por decisão da assembleia municipal, é instituido como o Dia do Município, o feriado municipal do concelho. Recorde-se que, neste ano e por decisão da última reunião da assembleia municipal, os estabelecimentos comerciais do concelho deverão encerrar, em resposta a um "dever de respeito" sublinhado pelo autarca local, José Emílio Moreira.
Comentários: 0
0
0