PUB
Valença está a participar pela primeira vez nas Jornadas Europeias da Cultura Judaica, promovidas pela Rede de Xuderías de España. A participação daquela cidade portuguesa faz-se integrada na Eurocidade Valença/Tui que iniciou este sábado um leque de atividades alusivas ao evento, intituladas Rutas Serfardís, que vão prolongar-se até ao próximo dia 18 de setembro.
Pela primeira vez irão existir eventos em que vão participar dois concelhos de dois países diferentes. A finalidade, explicou o vereador do Turismo na Câmara de Tui, Laureano Alonso, é colocar em evidência o património judeu presente nestes dois municípios. Sugeriu mesmo que Valença passe a integrar a Rede de Judiarias de Portugal.
Nestas jornadas, um dos destaques vai para a gastronomia. O bacalhau é muito apreciado na culinária judaica. Aderiram a este repto 21 restaurantes de Tui e nove de Valença que prometem confecionar os melhores pratos à base deste peixe nos próximos dias.
Para além de um guia turístico já lançado onde estão assinalados os pontos judaicos mais relevantes de Tui, haverá também momentos musicais. Está também a decorrer uma exposição de painéis no Museu Diocesano de Tui, que poderá ser vista até ao próximo dia 20 de setembro.
Para o vereador da Cultura na Câmara de Valença, José Monte, “este é o primeiro passo para que se possa dar a conhecer um património que Valença tem”.
Por sua vez, o Alcalde de Tui, Enrique Caaleiro, mostrou-se muito satisfeito com a participação da Eurocidade Valença/Tui nestas jornadas como um só. “Um destino comum de pessoas interessadas em conhecer o nosso património judeu”, realçou.
[Fotografia: Arquivo / DR]
PUB
Comentários: 0
0
0