Termina este domingo, em Valença, o festival gastronómico “Sabores da Lampreia”.
O certame arrancou sexta-feira e está a proporcionar aos visitantes cinco formas diferentes de saborear o ciclóstomo: Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno ou Recheada. Como prato alternativo os tradicionais Rojões estão a fazer as honras dos apreciadores deste prato. Acompanham o caldo verde, os vinhos verdes da região e as sobremesas típicas.
A feira é uma genuina festa gastronómica galaico-minhota que proporciona um ambiente acolhedor e com muita animação.
Neste último dia, o recinto (junto à Igreja de São Pedro da Torre) abre às 11h30. A tarde vai ser animada com concertinas e desgarradas.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e da Associação Sabores do Rio Minho. “A Lampreia de Valença é, hoje, uma referência gastronómica, a par do Bacalhau para os apreciadores da boa comida. Esta mostra consolida-se, ano após ano e está, hoje, entre os grandes eventos gastronómicos da região”, salienta o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes.
A autarquia realça ainda que a qualidade da lampreia do rio Minho, apresentada neste certame, tem cativado um número crescente de amantes e curiosos deste prato e projectado, cada vez mais, esta feira.
O encerramento desta iniciativa está agendado para o final da noite de hoje.
Comentários: 0
0
0