O FolkMonção – O Mundo a Dançar foi distinguido como o maior festival CIOFF (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais) do Mundo, ao nível da sua qualidade artística e número de espetadores.
O anúncio foi feito esta terça-feira pela organização daquele espetáculo que anualmente percorre vários concelhos do Alto Minho e da Galiza.
Recorde-se que a edição deste ano, que foi a 38ª, foi “uma das edições com mais assistência de sempre”.
“Todos os espetáculos foram de agrado do público, que ao longo da semana do festival, alcançou cerca de 80 mil espetadores. De acordo com várias referências do público assistente e dos responsáveis políticos, verificou-se, nesta edição, forte aumento de público assistente”, referiu recentemente a organização em nota divulgada.
O Presidente da Câmara de Monção já reagiu a esta distinção e mostrou-se, evidentemente, muito orgulhoso.
“Muitos parabéns por esta fantástica distinção e este incrível reconhecimento”, escreveu António Barbosa.
[Fonte: FolkMonção – O Mundo a Dançar]
A organização deste Evento é da responsabilidade do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntaram cerca de 120 voluntários.
Este é um festival reconhecido pelo CIOFF, que tem vindo a apresentar, ano após ano, um grande sucesso devido à qualidade dos grupos de folclore convidados, bem como pela organização que desenvolve um trabalho inigualável.
Sem dúvida alguma, o folkmoncao, este ano e os passados, foram excelentes, eu vi aqui em Ponte de Lima, e adorei. Parabéns a todoas as autarquias e em especial à de Monção.