Aconteceu em 1950. A atriz Beatriz Costa esteve em Monção. Não é conhecida a data nem quantos dias esteve por cá.
Com 43 anos de idade, a então já muito famosa atriz passou pelo berço do Alvarinho.
“A popular atriz e seu marido almoçaram na Pensão Vaticano e visitaram as Caves de Vinhos de Monção Lda, nas quais o ilustre escritor e jornalista [marido da atriz] escreveu no livro de honra daquela sociedade: «Os deuses bebiam nectar, os homens bebem Cepa Velha»“, lê-se na notícia do jornal Voz de Portugal.
Beatriz Costa passou por Monção em 1950
[Fonte: Grupo FB Os Amigos de Monção / publicado por José António Barreto Nunes]
«Ai chega, chega, chega… Chega, chega ó minha agulha! Afasta, afasta afasta… Afasta o meu dedal… Brejeira, não sejas trafulha… Ó linda vem coser o avental!».
Todos aqueles que souberem entoar estes versos, conhecem certamente o mínimo da chamada Época de Ouro do cinema português. Pertencem ao tema A Agulha e o Dedal, interpretado pela atriz Beatriz Costa no filme A Canção de Lisboa (1933), realizado por José Cottinelli Telmo.
Beatriz Costa, a famosa miúda da franja, nasceu em Mafra a 14 de dezembro de 1907. O nome é hoje recordado como uma das mais famosas atrizes de sempre do cinema português. Mas foi também cantora e escritora.
A estreia no cinema acontece em 1928, como cantora de cabaré. O salto para a fama, conforme referido, surge em 1933 com o filme A Canção de Lisboa. Fez teatro e televisão.
Durante a vida foi sempre rebelde e muito independente. Dificilmente se ligava a sítios, objetos e casas. Durante mais de 40 anos, residiu num quarto do Hotel Tivoli em Lisboa.
Beatriz Costa morreu no dia 15 de abril de 1996. Tinha 88 anos. Faleceu no seu quarto do Hotel Tivoli, em Lisboa. Foi sepultada no cemitério da Malveira, cumprindo o seu último desejo.
Em 1999, é homenageada com o descerramento de placas na Charneca do Milharado, aldeia onde nasceu, e na Malveira, onde se encontra sepultada. Em 2002, o restaurante do Hotel Tivoli é baptizado com o nome de Beatriz Costa. É lançada também uma extensa fotobiografia.
Tem ruas com o seu nome em vários concelhos. Entre eles Almada, Amadora, Cascais, Gondomar, Loures, Mafra, Moita, Odivelas, Trofa, Famalicão, entre outros.
Comentários: 0
0
0