É oficial. São mais 50 centímetros do que no ano passado. A árvore de Natal gigante de Vigo, na Galiza, vai este ano ter 35,5 metros e será a maior de sempre, anunciou o Município local.
Por toda a cidade, o frenesim é visível. Ultimam-se todos os pormenores para que no dia 19 de novembro, às 20h30 (19h30 em Portugal), tudo esteja a postos para a iluminação natalícia ser acendida. Este ano, com o plano de poupança energética, será apagada uma hora mais cedo.
De referir que, este ano, a árvore de Natal gigante estará num local diferente: ficará na parte alta da Porta do Sol.
“Vigo está agora num campeonato diferente. O nosso Natal compete claramente com o de Nova Iorque, Paris, Roma ou Berlim. Aqui não joga qualquer um”, disse o Presidente da Câmara, Abel Caballero.
Mas há mais números impressionantes. Avança o jornal Atlántico que, só a bola de Natal gigante, pesa oito toneladas.
Montanha-russa promete ser maior atração
Mas este ano, conforme já noticiou a Rádio Vale do Minho, há mais novidades. Entre as diversões instaladas pelo roteiro natalício estará uma montanha-russa, nos jardins Eugenio González de Haz, precisamente onde no ano passado esteve a rampa de gelo que este ano não terá lugar.
Outra novidade será uma enorme Estrela de Belém, “com 17,5 metros de comprimento” na Avenida García Barbón. E para quem quiser guardar a visita a Vigo para a posteridade, existirão dois pontos em que miúdos e graúdos vão poder tirar fotografias com o Pai Natal e com os Reis Magos.
Mas também não vão faltar os elementos mais emblemáticos do Natal de Vigo. A árvore gigante vai estar na Porta do Sol, mas desta vez na parte superior da praça. A icónica bola de Natal gigante já está pronta a brilhar na Alameda. E também não faltará a roda gigante.
Mapa Natalício de Vigo 2022
[Fotografia: DR/Via jornal Atlántico]
Também na Alameda ficará o Mercado de Natal que se tem assumido como uma das principais atrações natalícias nesta cidade.
São 11 milhões de luzes LED que vão acender-se um dia mais cedo que no ano passado. As festividades vão prolongar-se até 15 de janeiro de 2023. No entanto, sublinhou o autarca, o consumo energético vai apresentar este ano uma redução de 14,6 por cento: o período em que as luzes vão estar acesas vai ser encurtado numa hora por dia.
Em 2021, recorda aquele jornal, o consumo energético da iluminação natalícia de Vigo alcançou os 30.000 euros.
A iluminação natalícia de Vigo é tão vasta que a montagem arrancou no passado dia 2 de agosto. “Convidamos toda a população mundial a vir até Vigo, porque Vigo tem o melhor Natal do planeta”, disse o presidente da Câmara, Abel Caballero.
É a poupança energética, gastar ä fartura… os políticos dão o exemplo querseja em Portugal quer no resto da Europa..
Na paisagem de ano à que hora encerra o Mercado de Natal e as atraçoes ?