Esta sexta-feira é Feriado Municipal em Valença. Mas não é a nossa. Estamos a falar do Município brasileiro de Valença localizado no sul do estado do Rio de Janeiro.
A cidade foi fundada no dia 29 de setembro de 1823. Celebra hoje 200 anos de existência.
Tem como padroeira Nª Srª da Glória.
Valença tem uma área de 1.304,813km² (a segunda maior do estado do Rio de Janeiro). É tão grande que tem seis distritos.
No entanto, os habitantes são pouco mais de 77 mil. Uma economia que está voltada especialmente para a agropecuária e para o pólo universitário.
[Fonte: DR]
Não parece haver grande espaço para festas
Nas redes sociais do Município, não parece este ano haver grande espaço para celebrações. Uma das mais recentes iniciativas alusivas à efeméride neste Município foi a elaboração de murais.
Este projeto de arte urbana, inserido na festa dos 200 anos, contou com a colaboração de 17 artistas.
[Fotografia: Prefeitura Municipal de Valença]
[Fotografia: Prefeitura Municipal de Valença]
Há ainda uma página comemorativa no Facebook, mas está inerte desde o passado mês de julho.
[Fonte: Redes Sociais]
São cariocas e têm até um bairro chamado Benfica
À nossa semelhança, o gentio é também valenciano.
Estes valencianos pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do Estado do Rio de Janeiro.
A amplitude térmica é semelhante à nossa, mas ao contrário. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia brasileiro, a menor temperatura registada neste Município foi de 2,5ºC… a 26 de junho de 1994.
A maior alcançou os 40,1ºC… no dia 27 de dezembro de 1997.
Em Conservatória, assim se chama um dos seis distritos deste Município, existe até um bairro chamado… Benfica.
[Fotografia: DR]
Ruas vão sendo asfaltadas… e ficam mais bonitas
À semelhança do que tanto acontece por cá, também em Valença do Rio de Janeiro há ruas a ganhar novo piso.
Conforme conta a Prefeitura, “na tarde de terça-feira foi concluída a primeira fase de pavimentação asfáltica no centro da cidade”.
Uma iniciativa que “faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Valença”, realça a autarquia.
Veja a galeria [créditos: Prefeitura Municipal de Valença]
Carpinteira quer aprofundar relações e (quem sabe) uma geminação
Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o Presidente da Câmara de Valença do Minho mostrou-se muito feliz com o bicentenário desta localidade homónima brasileira.
“É com muito orgulho que vemos também uma cidade de Valença no Estado do Rio de Janeiro. Para todos os valencianos de lá, em nome do Município de Valença do Minho, um grande abraço fraterno”, enviou o Presidente da Câmara.
Carpinteira revelou mesmo que já passou por esta cidade e sabe até que, em tempos, foi gizada uma hipótese de geminação entre Valença do Rio de Janeiro e Valença do Minho.
“Espero que possamos entrar brevemente em contacto para uma possível geminação”, manifestou ainda Carpinteira.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Nós temos uma… e eles têm duas Valenças
Até nisto os nossos irmãos brasileiros gostam de ser à grande. Neste país não há só uma Valença, mas duas. Existe também neste país o Município de Valença pertencente ao estado da Bahia. Tem mais de 97 mil habitantes.
É uma localidade muito visitada por ser o principal acesso à Ilha de Tinharé, turisticamente famosa pelo povoado de Morro de São Paulo, mas também pela praia do Guaibim com o seu extenso areal, localizada a cerca de 17 quilómetros da sede do município.
Localização do Município brasileiro de Valença, no estado da Bahia
[Fonte: DR]
Da atividade económica destaca-se a produção de camarão em cativeiro e a cultura de cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite.
Esta Valença foi criada inicialmente com a denominação de Santíssimo Coração de Jesus de Valença, elevando-se à condição de vila pela Carta Régia de 23 de janeiro de 1799 e instalando-se a 10 de julho do mesmo ano.
Pela lei provincial nº 300, de 23 de maio de 1848, é criado o distrito de Guerém, sendo a vila elevada à categoria de cidade pela lei provincial nº 368, 10 de novembro de 1849, recebendo então a denominação de Valença.
Por cá também há outra Valença (mas é uma freguesia)
Se a mais conhecida é a cidade de Valença do Minho, existe também Valença do Douro. Mas é uma freguesia.
Pertence ao Município de Tabuaço, com 8,96 km² de área e 363 habitantes (dados de 2011). A densidade populacional é 40,5 hab/km². Foi vila e sede de concelho entre 1514 e 1836.
[Fotografia: DR]
Se aproxima o aniversário da Cidade de Valença no estado da Bahia; 10 de Novembro!
Olá a todos!
Tenho uma informação importante para partilhar convosco. Escrevo-vos a partir de Valença, no estado da Bahia, mais especificamente no distrito de Guaibim, lar da bela Praia de Guaibim com as suas areias brancas. É também neste distrito que se encontra o primeiro curral do Brasil, utilizado para a criação de gado.
Para saberem mais sobre este local único, convido-vos a visitar o seguinte link: https://vivaguaibim.com.br/guaibim-ja-teve-um-rei/
Agora, é importante notar que existem, na verdade, três cidades chamadas Valença no Brasil. Além da nossa Valença na Bahia, existe outra no estado do Piauí, também no nordeste do país. A sua emancipação ocorreu em 31 de dezembro de 1889, há 133 anos, e foi fundada em 20 de setembro de 1762, há 261 anos.
Espero que tenha acrescentado valor ao vosso conhecimento. Se desejarem, posso incluir informações relevantes sobre a cidade de Valença, na Bahia, visto que o seu aniversário se aproxima: Foi denominada com este nome em 10 de novembro de 1849.
Além disso, gostaria de partilhar outros tópicos relevantes, como a história de Valença, Bahia, e o papel desempenhado durante a Segunda Guerra Mundial, que influenciou a entrada do Brasil no conflito. Para saber mais sobre este assunto fascinante, convido-vos a ler o seguinte artigo: https://vivaguaibim.com.br/guaibim-na-2a-guerra-mundial-o-ataque-submarino-que-marcou-a-historia-e-levou-o-brasil-ao-conflito/
Por fim, aproveito esta oportunidade para desejar muita saúde e paz a todos os nossos amigos e irmãos portugueses.