Intitula-se de Compromisso da Misericórdia de Melgaço. Um documento raro, com mais de 500 anos, e que foi inteiramente recuperado.
O documento foi depositado no Arquivo do Município em junho de 2017. Dado o seu estado de conservação, a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço encetou o processo de restauro integral do documento que ficou a cargo do Gabinete de Conservação e Restauro da Misericórdia de Lisboa.
Ficou como novo. Está de volta a Melgaço e já se encontra novamente no Arquivo Municipal.
O Compromisso da Misericórdia, documento que funda a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, foi outorgado pelo Rei D. Manuel, em 15 de novembro de 1516, impresso em 20 de dezembro 1516 e concedido à Misericórdia de Melgaço a 12 de julho 1517.
“Trata-se de um documento raro, com mais de cinco séculos, do qual existem apenas dez exemplares em Portugal e um na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América”, realça o Município de Melgaço.
O documento inclui também o único exemplar identificado, até ao momento, da edição de 1609, reimprimida, do texto do Compromisso publicado em 1577.
O restauro deste documento foi integralmente oferecido pelo Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que também procedeu ao seu estudo.
Aplaudo a iniciativa da recuperação e restauro do dito documento mas muito interessante seria dar a conhecer parcelas do seu conteúdo e em que condições é que foi conservado por todo este yempo.