Confirmado. O Gelado de Aguardente de Alvarinho vai estar presente na Festa do Espumante de Melgaço, a realizar-se nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro.
A inovação, assinada pela produtora Dona Paterna, de Melgaço, é concebida em parceria com a gelataria portuense Neveiros.
Este novo produto, refere a Dona Paterna, resulta numa “harmonia perfeita entre o doce do gelado e o sabor da aguardente vínica de alvarinho, a Dona Paterna XO. Tem apenas três ingredientes – leite, açúcar e aguardente, na sua forma artesanal e natural”.
“Tenho de que mesmo os mais céticos e quem não aprecia aguardente não irão ficar indiferentes a este gelado. O resultado é excecional. Um gelado com caráter”, garante Carlos Codesso, rosto principal da Dona Paterna.
Já a pastelaria Neveiros, garante que “é um gelado requintado, como a aguardente que lhe dá forma. Uma simplicidade com explosão de sabores”.
O gelado de Alvarinho da Dona Paterna, recorde-se, foi anunciado no passado mês de agosto. No entanto, a produtora avisou que só iria ser comercializado no próximo Verão – em 2023. Para surpresa de todos, é agora anunciada esta antecipação que certamente fará as delícias de miúdos, graúdos e dos apaixonados pela casta Alvarinho.
Festa do Espumante
Como é habitual, o evento promete reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, entre outras iniciativas.
A edição do ano passado, recorde-se, registou cerca de 5.000 visitantes. Fez história no sentido em que foi o primeiro grande evento a regressar ao Vale do Minho após o rigor das restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.
O recorde prevalece em 2019, ano em que este certame alcançou a marca dos 9 mil visitantes.
Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Até 2019 foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.
Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.
O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.
A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.
Este evento, a ter lugar no Largo do Mercado, é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.
Comentários: 0
1
0