Tenda cheia. Muitos sorrisos. Música e muitos copos a sair. Assim se apresentou a Festa do Espumante de Melgaço naquela que foi a primeira noite de um fim de semana que promete números muito simpáticos para os 17 produtores presentes no certame.
Entre as largas centenas de pessoas, a Rádio Vale do Minho encontrou o Presidente da Câmara de Melgaço. De sorriso rasgado, Manoel Batista antevê grande êxito para a edição deste ano.
“Está ótimo! Está ótimo!”, exclamou o autarca melgacense à Rádio Vale do Minho, apontando para a multidão ao redor. “Está a correr muito bem! Acho que o fim de semana vai ser extraordinário. Penso que amanhã [sábado] teremos aqui uma enchente brutal”, acrescentou.
O evento começou esta sexta-feira. Vai prolongar-se até domingo.
Veja a nossa galeria de fotos:
Programa
26 de novembro
12h00 – Abertura da festa
15h30 – Showcooking & Harmonização 2
Chefe Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)
18h30 – Prova Comentada 2 | Torne-se especialista na prova de Espumante Alvarinho
Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)
22h00 – Trio musical
Bruno Pereira (guitarra e voz), Andréa Domingues (voz) e Roberto Martins (baixo)
23h55 – DJ Pedro Simões, RFM
27 de novembro
12h00 – Abertura da festa
15h30 – Showcooking & Harmonização 3
Chefe António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)
16h30 – Prova Comentada 3 | Saiba o que vai bem com Espumante Alvarinho
Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)
18h00 – Encerramento
Sobre a Festa do Espumante
Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Até 2019 foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.
Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.
O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.
A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.
Este evento, no Largo do Mercado, é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.
Comentários: 0
0
0