A Casa das Artes de Vila de Nova de Famalicão, no distrito de Braga, vai receber – anualmente – uma exposição itinerante do Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek.
A parceria foi estabelecida esta semana, durante uma visita do Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, à exposição Federico Fellini – il maestro, patente na Casa das Artes de Famalicão até dia 31 de março, onde também esteve presente o presidente do Município de Famalicão, Mário Passos.
Recorde-se que a exposição patente na Casa das Artes de Famalicão é uma organização do Museu de Cinema de Melgaço, no âmbito do centenário do nascimento do cineasta italiano e inserida na ação CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão – Episódio 7: Família.
Fellini nasceu em Rimini e antes de ser realizador foi desenhador, caricaturista, cartoonista.
O desenho perdurou como parte do seu processo criativo e funcionava até como terapia.
Considerado um visionário, em que muitas vezes os seus desenhos antecipavam o guião, o guarda-roupa, os cenários, a luz ou as características dos intérpretes, servindo para familiarizar e aproximar os seus colaboradores da narrativa, da natureza e da identidade do filme.
A mostra patente na Casa das Artes de Famalicão é composta por cartazes, fotografias e desenhos originais do cineasta italiano e assinala o centenário do seu nascimento.
Comentários: 0
0
0