O Município de Monção assinalou outubro como o Mês da Alimentação Saudável, através da realização de um conjunto de atividades alusivas à temática.
Destinando-se a crianças e jovens, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, as ações entraram pelo mês de novembro.
Em parceria com a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Monção e os/as educadores/as de infância do Agrupamento de Escolas de Monção, deu-se início à implementação do Programa Passezinho, dirigido às crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar.
No 1º Ciclo do Ensino Básico, também em colaboração com a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Monção e docentes titulares, decorre o Projeto Heróis da Fruta, um desafio aliciante para os alunos, cuja missão consiste em alimentar os seus superpoderes na escola e em casa.
Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, acompanhou a iniciativa
[Fotografia: Município Monção]
Tendo a duração de 5 semanas, os alunos recebem, no final, um certificado de participação que atesta o cumprimento do desafio proposto. Como prova dessa dedicação, os alunos “comprometem-se” a dar continuidade, no futuro, à nobre missão de que foram incumbidos.
Destinados a este nível de ensino, realizaram-se, também, Workshops de Lanches Saudáveis, uma atividade dinamizada por Rui Ribeiro e Maria do Carmo Fernandes, da EPRAMI, com o apoio dos seus alunos/as do Curso de Cozinha/Pastelaria.
Para os alunos/as do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, foi lançado o 1º Concurso de Ementas Saudáveis, cujas inscrições terminam no dia 23 de novembro. No âmbito do concurso, será escolhido um vencedor por ano letivo, cujas ementas serão servidas nos refeitórios das escolas. Para os alunos/as do Ensino Secundário, será lançado, em breve, o 1º Concurso Wrap da Alimentação.
A dinamização destas atividades, desenvolvidas de forma lúdica e pedagógica, tem como objetivo sensibilizar as crianças e jovens para a importância de uma alimentação cuidada no seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e emocional, incentivando a prática de hábitos saudáveis e a prevenção do desperdício alimentar.
Comentários: 0
0
0