Quem lhe conhece o estilo, nem precisou de ver a assinatura. Um impressionante mural na Rua 5 de Outubro, todo em trencadís, arrebatou aplausos de dezenas de pessoas durante a cerimónia de apresentação.
O trencadís é uma espécie de mosaico com pedaços irregulares de cerâmica ou outros materiais de fácil fragmentação.
É Tó Lira, igual a si mesmo. O artista monçanense conhecido por esta técnica que lhe vai valendo os mais rasgados elogios. Hoje não foi exceção.
A obra, com vários metros de comprimento, intitula-se Deus o Deu – Deus o Há Dado.
Uma evidente homenagem à lendária heroína de Monção, Deu-la-Deu Martins que, conta-se, terá salvo a população durante um cerco montado pelos castelhanos, no século 14.
“Foram quatro meses de trabalho, entre picar a parede e colocar o azulejo”, contou o artista à Rádio Vale do Minho.
“Foi-me solicitada uma obra que abordasse uma lenda da terra. Só podia ser esta”, referiu. “Quanto às cores utilizadas [verde, amarelo e branco], são as tonalidades da bandeira do Município”, explicou.
Durante mais de 100 dias de trabalho intenso, debaixo de chuva ou sol, Tó Lira foi compondo a obra. Um dos momentos que mais o sensibilizou foram as palavras de motivação que ia recebendo enquanto trabalhava.
“As pessoas iam passando por aqui e davam-me sempre força e alento para continuar. Era o amor monçanense à terra”, disse com orgulho.
Barbosa: “Monção somos todos”
Visivelmente satisfeito com o resultado final, o Presidente da Câmara Municipal de Monção destacou desde logo mais um ponto de Monção ainda mais agradável aos olhos de todos.
“Desde que estamos à frente do Município, temos tido o cuidado de – no dia 12 de março ou no dia 25 de abril – apresentar intervenções artísticas em Monção”, apontou António Barbosa.
“O objetivo passa por criarmos pontos de interesse para que os turistas e também nós deixemos de andar de carro e passemos a andar mais a pé”.
Contemplando uma vez mais a obra, Barbosa atestou que “está aqui muita da história do nosso concelho”.
Mas esta intervenção não se esgotou com a obra artística. Ao longo daquele mural existem também duas casas de banho públicas (para homens e senhoras), que foram também totalmente recuperadas pelo Município.
A concluir, o Presidente da Câmara destacou ainda um outro mural já feito por Tó Lira e também digno de visita. Está na Praça dos Milagres, na freguesia de Cambeses.
“Dêem-nos ideias! Participem! Monção não é o Presidente… não são os Vereadores… Monção somos todos e as boas ideias nascem de todo o lado!”, finalizou Barbosa.
Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]
De referir que a inauguração desta intervenção artística esteve incluída nas comemorações dos 49 anos da Revolução do 25 de Abril elaborada pelo Município de Monção.
O programa arrancou ao início da manhã, com a Sessão Solene. Seguiu-se a apresentação desta obra.
As comemorações terminaram no Cine Teatro João Verde, com um concerto de homenagem a Zeca Afonso.
Comentários: 0
1
2