Um grupo de jovens de Monção andou este sábado pela Praça da República, naquele concelho, a distribuir… abraços.
Gente de todas as idades foi abraçada. Soltaram-se sorrisos, perante esta inesperada iniciativa que esteve a cargo da JSD Monção.
Inseriu-se no programa que esta estrutura preparou no sentido de assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro).
“O objetivo foi mostrar às pessoas que a juventude preocupa-se com todos. O abraço é fundamental, independentemente de idades, sexos ou etnias”, disse o Presidente da JSD Monção à Rádio Vale do Minho.
“É bom lembrar que durante a pandemia estivemos tanto tempo sem podermos abraçar-nos. Um abraço é essencial para provocar o sorriso a alguém. Seja criança ou adulto”, acrescentou.
Veja as fotos [créditos: DR]
Incubadora encheu para falar de Saúde Mental
Mais à noite, nesse mesmo dia a Incubadora de Empresas – Habitat Criativo de Monção, encheu para uma conversa sobre Saúde Mental.
A iniciativa esteve também a cargo da JSD Monção.
Teve como oradores Ana Palmeira, Psicóloga Clínica; Filipa Felgueiras, Licenciada em Ciências Psicológicas e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; e Fabiana Sousa, Mrs. Alto Minho 2023.
A moderação esteve a cargo de Inês Pires, Diretora do Gabinete de Saúde da JSD Monção.
“Os problemas relacionados com a saúde mental são problemas modernos, é a doença do século XXI. Esta afirmação não passa de uma falácia. Estes problemas já existem há milhares de anos, eram apenas ocultados por fatores diversos”, prosseguiu Tiago Viana.
“A juventude em Portugal receia pelo futuro: não há estabilidade profissional (baixos salários), nem pessoal (falta de habitação para constituir família), entre outras agravantes. Tudo isto, pode provocar um elevado nível de ansiedade. A saúde mental gera todas as nossas emoções e pensamentos. Guia-nos para o bem estar da nossa vida”, concluiu.
Veja as fotos [créditos: DR]
De referir que o momento contou ainda com as presenças do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira, e da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes.
Comentários: 0
2
0