PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Treinador de futebol sofre paragem cardiorrespiratória… e recupera. “Foi um milagre!”

26 Abril, 2025 - 21:33

9521

0

“Esteve 22 minutos longe de nós”.

Viveu-se um enorme susto durante a tarde deste sábado no Campo das Caldas, em Monção, durante o jogo entre o Estrela de Monção e o Longos Vales a contar para a fase de apuramento de campeão do campeonato do INATEL.

 

Corria o minuto 25 da primeira parte quando o treinador do Estrela de Monção, Rui Afonso, perdeu os sentidos. Tombou. O jogo parou imediatamente.

 

“Um dos nossos jogadores, que é enfermeiro, o nosso massagista e um socorrista do Estrela de Monção foram de imediato em auxílio do treinador”, contou à Rádio Vale do Minho o Presidente do Longos Vales, Alexandre Coelho.

 

Da assistência saíram um enfermeiro e um outro socorrista. 

 

As manobras de reanimação foram iniciadas. “Primeiro com as mãos e depois com recurso a um desfibrilhador existente nas piscinas municipais”, prosseguiu o dirigente.

 

A vítima continuava inconsciente “mas esses primeiros procedimentos foram essenciais para evitar o pior”, destacou.

 

Foi dado o alerta aos Bombeiros que “em cinco minutos já lá estavam. Colocaram-lhe uma máscara de oxigénio e levaram-no para dentro da ambulância”. As portas fecharam-se.

 

 

“Esteve 22 minutos longe de nós”

Daí em diante foram mais de 20 minutos de angústia.

 

“Não digo que ele tenha estado morto, mas passou 22 minutos longe de nós”, disse Alexandre Coelho.

 

Finalmente a porta abriu-se. “Disseram-nos que já tinha pulso e foi um grande alívio. Foi um milagre! Aqueles cinco homens foram uns heróis. Salvaram uma vida!”.

 

O treinador Rui Afonso foi transportado para o Centro de Saúde de Monção para exames.

 

“Quando saiu do campo encontrava-se já consciente e minimamente bem. Agora vamos ver o que os exames vão dizer”, concluiu o Presidente do Longos Vales.

 

O árbitro da partida não ficou indiferente ao ato heróico dos cinco principais intervenientes no socorro a Rui Afonso. Mostrou-lhes o cartão branco, que premeia o fair play no futebol.

 

 

 

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

O jogo entre o Estrela de Monção e o Longos Vales acabou, evidentemente, por ser descontinuado.

 

Deverá ser retomado na próxima quinta-feira, às 18h00, com 25 minutos já jogados e com o Estrela de Monção em vantagem por 1-0.

 

 

[crédito fotografia capa: ilustrativa/DR]

Últimas