PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto
Destaques
Monção/Salvaterra de Miño

Monção: Vitória na Prova de S. Silvestre continua a falar galego

30 Dezembro, 2017 - 20:58

434

0

O espanhol Maikel Rodriguez, natural de Salceda de Caselas, Espanha, foi o grande vencedor da edição deste ano da Prova Solidária de S. Silvestre realizada este sábado. A corrida, à […]

O espanhol Maikel Rodriguez, natural de Salceda de Caselas, Espanha, foi o grande vencedor da edição deste ano da Prova Solidária de S. Silvestre realizada este sábado. A corrida, à semelhança dos anos anteriores, uniu os municípios vizinhos de Salvaterra de Miño, na Galiza, e Monção, Portugal e contou com a participação de cerca de 500 atletas. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Maikel Rodriguez revelou que foi a primeira vez que participou na prova e não esperava ganhar. “O objetivo era apenas participar até porque amanhã [domingo] tenho outra prova em Ourense. Esta era só mesmo para treinar”, disse com uma gargalhada. Questionado sobre a dificuldade da prova, o atleta admitiu que é bastante fácil comparativamente a outras em que participa. “São menos de cinco quilómetros e amanhã já são sete! Mas esta é uma prova muito bonita. Percorremos as zonas mais históricas dos dois municípios e gosto muito disso. Mas acima de tudo é uma prova solidária”, sublinhou.

Entre as cinco centenas de participantes estiveram também o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Monção. Apaixonado pelo running, António Barbosa raramente perde uma oportunidade para calçar os ténis e fazer o gosto ao pé. Afirmou ter ficado “a meio da tabela”, mas o importante mesmo para o edil monçanense foi ter participado. “Custou um bocadinho menos do que ser presidente de Câmara”, disse-nos António Barbosa momentos depois de ter atravessado a meta. Gargalhada inevitável. Um sorriso que ganhava ainda maior dimensão perante a participação massiva no evento. “Só mostra que se conseguirmos fazer um refresh e se alongarmos a distância para perto de 10 quilómetros, poderemos ter aqui uma prova para chegar aos mil atletas”, apontou o presidente da Câmara que se mostra muito satisfeito com a relação entre Monção e Salvaterra de Miño. “Hoje quase que nem há separação daquilo que é Monção e daquilo que é Salvaterra. Juntos somos mais fortes! É dessa forma que temos de continuar a trabalhar e mostrar que este território vale pelo seu conjunto e não de forma isolada”, concluiu.

No que diz respeito ao resto do pódio masculino, no segundo lugar ficou o português Manuel Besada. Em terceiro, Manuel Garcia, também espanhol. Nas senhoras, a grande vencedora foi a portuguesa Rita Bacelar. Em segundo, Andreia Perez, espanhola. E no terceiro posto ficou Candela Lopez, também espanhola.

 

António Barbosa, presidente da Câmara de Monção, também correu entre os cerca de 500 participantes

Últimas