As obras de requalificação da Estrada Nacional entre Valença e Monção vão avançar, confirmou esta terça-feira o Município de Valença. O investimento rondará os 6,5 milhões de euros. Os trabalhos devem decorrer até ao final deste ano.
O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira congratula-se com o avanço de uma obra que “é a resposta a uma reivindicação antiga de todo o Vale do Minho, extremamente necessária para a requalificação da principal ligação norte de Valença a Monção que carecia de uma intervenção de fundo e adequação aos tempos atuais e ao seu intenso volume de tráfego”.
A obra tem por objetivo a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária desta via, reabilitando o pavimento, complementado com a requalificação das bermas e valetas, a construção de passeios, a colocação de sinalização e equipamentos de segurança.
Segundo as Infraestruturas de Portugal, será construída uma nova rotunda de acesso a Friestas (ao quilómetro 6,9) alterando a configuração atual de cruzamento e está prevista a retificação do traçado no entroncamento de Verdoejo (ao quilometro 4,6).
A obra vai-se desenvolver ao longo de 15 quilómetros, desde o Largo Dr. Acácio Fernandes, em Valença, até ao cruzamento da EN101 com a EN 202, em Monção.
Tenho quase a certeza que em tempo ir de Melgaço a Valença vai levar mais tempo. Ou seja quem está em Melgaço vai estar mais longe do litoral. Rotundas e mais rotundas, bom seria desvio de Monção e Valença.
Poderiam pensar na hipótese de passar por fora do centro de Valença, melhoraria imenso o fluxo de trânsito . Fica a dica para quem de direito, quem quiser visitar Valença continuará a fazê-lo …