A economia portuguesa registou um crescimento de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2022 face ao trimestre anterior, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo a CNN Portugal, é um resultado que permite afastar um cenário de que a economia nacional poderia já estar em terreno negativo em resultado da subida da inflação e consequente diminuição do consumo das famílias.
“Comparando com o 2º trimestre de 2022, o PIB aumentou 0,4% em volume, mais 0,3 pontos percentuais que o registado no trimestre anterior”, salienta o Instituto, citado pela estação televisiva, sublinhando que “o contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB passou a positivo, destacando-se o crescimento do consumo privado apesar da aceleração dos preços no consumidor, enquanto o contributo da procura externa líquida foi inferior ao observado no trimestre precedente”.
Segundo os dados do INE, a evolução da economia no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado registou um crescimento de 4,9%, uma desaceleração face aos 7,4% registados no trimestre anterior.
Comentários: 0
0
0