Já arrancou a votação para a “palavra do ano” em Portugal. Uma iniciativa anualmente realizada pela Porto Editora. A palavra vencedora será anunciada nas primeiras semanas de janeiro de 2023.
Cada palavra tem uma justificação e são dez as que estão a votação (AQUI) para encontrar a “palavra do ano” 2022. As candidatas são: abusos; ciberataque; energia; guerra; inflação; juros; nuclear; rainha; seca; urgências.
Votação para a Palavra do Ano 2022 já começou
[Fotografia: DR]
Todas as palavras da lista de candidatas estão relacionadas com acontecimentos que marcaram a vida do País, segundo a Porto Editora, responsável pela iniciativa.
A Porto Editora realça que a ação tem “como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam” . Esta iniciativa pretende, ainda, acentuar “a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida”.
Recorde-se que a Palavra do Ano 2021 foi “vacina”. Com 45% dos votos (cerca de 15 mil) e um ano depois do início da campanha de vacinação contra a COVID-19 em Portugal, a escolha não foi grande surpresa.
A palavra já tinha sido a escolha do dicionário Merriam-Webster e do dicionário de inglês Oxford (Oxford English Dictionary), ainda que este último tenha preferido o termo “vax” — abreviatura de “vaccine” (vacina) ou de “vaccination” (vacinação).
Comentários: 0
0
0