O presidente do Turismo do Porto disse que a procura turística à cidade do Porto não é das “piores” em tempos de crise e revelou que as dormidas internacionais aumentaram, sobretudo com turistas alemães e brasileiros.
“Apesar da crise internacional que vivemos em 2012, a procura, em termos de região Norte, não nos parece ser das piores comparativamente com o panorama nacional. E o Porto, concretamente, continua a ser um dos locais preferidos, nomeadamente por muitos dos estrangeiros que visitam o país”, observou o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, em declarações à Lusa.
O aumento do número de dormidas está relacionado, sobretudo, com uma “procura maior por parte de turistas alemães e brasileiros, estes últimos, um mercado cujo número de passageiros tem vindo a aumentar significativamente nas chegadas ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro”, acrescentou Melchior Moreira.
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em termos gerais, citados pelo presidente do TPNP, indicam que na área da procura internacional as dormidas subiram “3,7 por cento no mês de janeiro” em relação ao período homólogo do ano passado.
Dados do INE, indicam, por outro lado, que em janeiro se registou uma quebra na procura interna de 3,3 por cento de dormidas, comparativamente ao mesmo período do ano transato.
No norte de Portugal (NUT II – Norte), em 2011 a taxa de ocupação foi superior à média nacional, tendo-se registado um total de quatro milhões e 500 mil dormidas e um número total de dois milhões e 658 mil hóspedes.
Os resultados correspondem a um aumento de 6,5 por cento nos proveitos totais e de 7,9 por cento nos proveitos por aposento, acrescenta Melchior Moreira.
O Aeroporto de Sá Carneiro atingiu os seis milhões de passageiros em 2011.
Comentários: 0
0
0