PUB
Valença e Tui vão ter uma nova ponte. Será pedonal e vai unir a zona verde de Nª Srª da Cabeça com o Paseo Fluvial de Tui. O futuro Parque Urbano Fluvial Transfronteiriço foi apresentado esta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valença à comunicação social. Um investimento total a rondar os cinco milhões de euros, recorrendo a fundos comunitários. “Valor que poderá ser aumentado à medida que o projeto for complementado”.
“A partir de hoje tudo será diferente. O presente vive-se. O futuro conquista-se com objetivos em prol das nossas populações”, disse desde logo o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes. “Se o nosso território foi durante muitos anos separado de Tui por uma barreira natural, hoje essa barreira é uma ligação de relações de amizade, comércio, sentimentais e amorosas que resultaram até em casamentos entre valencianos e tudenses”.
A nova ponte terá 350 a 400 metros de comprimento. Será pedonal e ciclável, totalmente vedada a veículos motorizados. Vai ligar duas áreas, formando um novo espaço natural que terá uma área total de 250 mil metros quadrados. Em Valença, a entrada ficará na freguesia de Ganfei. Vai estender-se até à marina de Tui.
Novo Parque Urbano Fluvial Transfronteiriço Valença/Tui foi apresentado esta quinta-feira
“Este é um projeto das duas cidades que foi amadurecido durante vários meses. O que se pretende é criar uma Eurocidade virada para o rio. Uma ideia ambiciosa mas exequível”, considerou Manuel Lopes.
O Parque da Srª da Cabeça “será ampliado e mais infraestruturado” até à Ponte Internacional Centenária. Será “ligado” a Tui numa ideia “com consistência”. A meta, disse Manuel Lopes, passa por dar à população de ambos os concelhos uma “melhor forma de viver, de morar e de trabalhar”.
Da parte da autarquia tudense, o Alcalde Enrique Cabaleiro destacou “uma proposta que vai unir os cascos urbanos de Valença e Tui”. “Existem duas pontes internacionais orientadas mais para trânsito de veículos do que pessoas. Estamos num tempo em que o conceito de mobilidade transfronteiriça ganha mais terreno entre as pessoas”, sublinhou o autarca tudense.
“Esse novo conceito de mobilidade, que se estende em toda a Europa Ocidental, levou-nos a optar pela construção de uma ponte exclusivamente pedonal entre dois casos históricos únicos entre dois países ligada às eco/ciclovias de ambos os concelhos”, referiu Cabaleiro.
“Tudo com a finalidade de aumentar a mobilidade entre as duas localidades. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas entendemos que é um projeto estratégico para a Eurocidade Valença/Tui”, acrescentou.
O concurso de ideias para a obra vai ser lançado dentro de “quatro a cinco meses”, não havendo ainda para já data arranque da empreitada. Mas, seguramente, só no próximo ano.
[Fotografia: DR]
PUB
Comentários: 0
0
0