Intitula-se A Feira dos Santos de Cerdal e é da autoria de Narciso Serra. Este livro, debruçado sobre aquele que é um dos maiores certames do Noroeste Peninsular, vai ser apresentado no próximo dia 1 de novembro, pelas 21h00, na Capela de São Bento, naquela freguesia de Valença.
O ato contará com a presença do autor, do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, do Pároco de Cerdal, Padre Gonçalo do Vale e de muitos dos valencianos que deram testemunhos para a concretização deste trabalho.
Esta edição, a cores e com uma tiragem de 1.000 exemplares, “pretende dar ainda mais alcance e visibilidade ao trabalho de investigação que o autor realizou e que abriu caminho para a valorização da feira com o processo de classificação como Património Cultural Imaterial em curso”, refere o Município.
Com cerca de 170 páginas este livro abre novos cenários de proteção e projeção deste rico património, bem como da sua caracterização, origem e evolução ao longo dos tempos.
A Feira dos Santos é o evento de outono por excelência na Euro região Galiza-Norte de Portugal, recebendo portugueses e espanhóis em perfeita comunhão, numa tradição comum que os séculos não fizeram definhar.
Para Narciso Serra “A Feira dos Santos não é uma feira comum. Não é uma feira convertida em festa, não é só mais uma feira. É uma feira com personalidade própria, que carrega às costas séculos de história e tradição. Ela tem a capacidade de congregar um conjunto muito amplo de saberes, tradições e rituais, organizados ao longo do ano, e que teimam em não se perder, apesar da dificuldade cada vez maior na sua preservação e transmissão para as gerações futuras”.
Esta reedição é promovida pela Câmara Municipal de Valença.
Comentários: 0
0
0