Dentro de de dois anos, todas as autoestradas de Espanha vão ter portagens. A auto-estrada A52 (Vigo/Villabrázaro) que faz ligação em Portugal a partir de Valença não será exceção.
A medida, recorde-se, foi anunciada em finais do ano passado pelo governo de Pedro Sanchéz. Todas as autoestradas espanholas até agora gratuitas vão começar, a partir de 2024, a ter portagens.
A medida pode implicar a cobrança de um cêntimo por quilómetro e o objetivo passa por conseguir financiar os gastos de conservação e manutenção das vias.
Esta medida deverá afetar mais de nove mil quilómetros de autoestradas, atravessando todas as comunidades autónomas. De acordo com o El Mundo, a Galiza e as Astúrias serão as regiões mais prejudicadas, devido à sua limitada rede de rodovias.
Assim, dentro de dois anos, serão pagas portagens:
- Na autoestrada A5 (que liga Badajoz a Madrid) e que faz ligação em Portugal na zona de Elvas;
- Na autoestrada A52 (que liga Vigo a Villabrázaro) e que faz ligação em Portugal a partir de Valença;
- Na autoestrada A62 (que liga Ciudad Rodrigo a Burgos) e que faz ligação em Portugal na fronteira de Vilar Formoso;
- Na autoestrada A49 (que liga Ayamonte a Sevilha) e que faz a ligação em Portugal nas proximidades de Vila Real de Santo António.
Esta situação levantou desde logo problemas. Um deles, porque não distingue condutores que utilizam autoestradas todos os dias (caso dos trabalhadores transfronteiriços) daqueles que as usam raramente.
Até ao momento não há conhecimento de qualquer avanço neste campo.
Comentários: 0
1
1