Valença reativou o Bibliomóvel. Trata-se de uma biblioteca itinerante, com um serviço destinado à promoção do livro e da leitura, sobretudo, junto das escolas de 1.º ciclo e pré-escolar. Percorre estes estabelecimentos, com visitas quinzenais.
Já visitou a EB1 de Arão, o Jardim de Infância também de Arão, o Jardim de Infância de Fontoura, a EB1 de Gandra e o Jardim de Infância de Gandra.
Ao longo deste ano, o Município de Valença investiu mais de 4.200 euros no reforço e substituição do fundo documental do Bibliomóvel de modo a torná-lo mais atual e atrativo para os alunos.
Esta iniciativa contou com o apoio da DGLAB -Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas .
O Bibliomóvel de Valença conta já com 22 anos de vida num serviço de biblioteca itinerante que já atravessou várias gerações de estudantes valencianos e tudenses, uma vez que este serviço chegou a visitar algumas escolas de Tui.
Ao longo dos últimos três anos, recorde-se, o serviço de bibliomóvel foi substituído pelos baús de livros em virtude da situação pandêmica.
Em nota divulgada, o Município pretende, ainda, “capacitar e reforçar mais a atuação do Bibliomóvel e para o efeito vai concorrer ao programa PADES (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços) no âmbito da RIBAM (Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho) tendo em vista a criação de uma rede intermunicipal de bibliotecas itinerantes”.
Comentários: 0
0
0