“O Folclore faz parte da identidade do nosso concelho e da nossa região”. As palavras foram proferidas este domingo pelo Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, após a 31ª edição do Festival de Folclore do Alto Minho.
O evento realizou-se este ano em Valença, no Jardim Municipal.
O festival contou com a presença de 10 grupos folclóricos representativos de cada concelho do distrito de Viana do Castelo.
Recorde-se que este evento realiza-se em sistema de rotatividade pelos 10 concelhos do Alto Minho (10 ranchos folclóricos).
A iniciativa contou com a participação dos seguintes grupos:
- Grupo Folclórico de Ganfei (Valença);
- Grupo Etnográfico da A.C.R. de Paredes de Coura;
- Grupo Folclórico de S. Paulo Barroselas (Viana do Castelo);
- Grupo Folclórico de Paço Vedro de Magalhães (Ponte da Barca);
- Rancho Folclórico de S. Paio (Arcos de Valdevez);
- Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço;
- Rancho Folclórico de Sopo (Vila Nova de Cerveira);
- Rancho Folclórico de Dem (Caminha);
- Grupo de Danças e Cantares do Neiva (Ponte de Lima);
- Grupo Folclórico de Pinheiros (Monção).
Veja a galeria de fotos [créditos: José Manuel Carpinteira]
“Foi uma tarde de preservação e divulgação das nossas tradições e da etnografia regional, que iniciou com um desfile desde a Fortaleza até ao Jardim Municipal, onde decorreu o festival”, referiu José Manuel Carpinteira.
“O desfile dos grupos folclóricos e a demonstração dos seus trajes e costumes, pelo interior do ex-libris do concelho, a Fortaleza de Valença, juntou a tradição à história e ao património, surpreendendo os muitos residentes e turistas que assistiram nas ruas”, acrescentou o autarca.
A organização esteve a cargo do Grupo Folclórico de Ganfei, que foi também felicitado pelo autarca “pela fantástica organização, elogiada por todos, e por manter bem viva a cultura, as tradições e os costumes entnográficos”.
Comentários: 0
0
0