Aconteceu este sábado durante a atuação do grupo da Ucrânia na passagem do FolkMonção – O Mundo a Dançar por Valença, no Jardim Municipal.
Tudo corria em perfeita normalidade quando a luz… falhou.
O palco e tudo à volta ficou mergulhado na escuridão. Um momento raro… muito raro… e contam-se pelos dedos as vezes que aconteceu em 38 edições deste festival.
Só que o mais incrível aconteceu depois.
Sem perder a compostura, os bailarinos ucranianos continuaram a atuação. A multidão foi ao rubro com tamanho profissionalismo.
Mesmo sem colunas de som, a banda prosseguiu lá atrás. E os bailarinos [pareceu-nos] ganharam ainda mais vigor.
O público delirava. No final, houve mesmo gente que se levantou para aplaudir em pé.
Veja o vídeo:
Equipa técnica ombreou com Fórmula 1
Enquanto os ucranianos atuavam sem luz e sem colunas de som, os técnicos procuravam resolver o problema a toda a velocidade.
A Rádio Vale do Minho testemunhou todo o processo.
Em pouco mais de três minutos, o problema foi resolvido. Com uma rapidez e eficácia incríveis – a fazer lembrar mecânicos da Fórmula 1 – os técnicos trouxeram a luz de volta.
A Ucrânia terminou a sua atuação já em plena normalidade.
“Foi um gerador que se queimou”, referiu um dos técnicos à Rádio Vale do Minho.
Na transição para o grupo seguinte, a equipa técnica do FolkMonção – O Mundo a Dançar foi saudada pelo público com enorme ovação pela notável celeridade com que resolveu a anomalia.
Carpinteira: “Valença continua a apostar na cultura”
Puxando a cassete atrás, o espetáculo começou com uma curta intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, que entregou lembranças do concelho a cada um dos grupos participantes: Taiti, Venezuela, Ucrânia e México.
Por razões evidentes, o autarca saudou de forma muito especial o grupo da Ucrânia. A multidão colaborou com forte aplauso.
“É para nós um prazer receber este espetáculo em Valença”, disse Carpinteira garantindo que o concelho “continua a apostar na cultura”.
Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]
O FolkMonção – O Mundo a Dançar termina este domingo, em Monção, com a grande gala de encerramento da 38ª edição. Vai ter lugar no Campo da Feira. Conta com a atuação dos 10 grupos participantes.
A organização deste Evento é da responsabilidade do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntam cerca de 120 voluntários.
Este é um festival reconhecido pelo C.I.O.F.F (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais), que tem vindo a apresentar, ano após ano, um grande sucesso devido à qualidade dos grupos de folclore convidados, bem como pela organização que desenvolve um trabalho inigualável.
Comentários: 0
1
0