PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/Oficial: Festival ‘Sabores da Lampreia’ regressa em 2023

24 Outubro, 2022 - 21:36

1925

0

Evento estava suspenso desde 2019.

Quatro anos depois… é oficial: O Festival Sabores da Lampreia vai regressar no próximo ano. A certeza foi deixada pelo Município de Valença durante o fim de semana, em Braga, durante o evento grastronómico Há Peixe em Braga. Uma iniciativa que envolveu os municípios das três Comunidades Intermunicipais de todo o Minho.

 

Valença marcou presença com o chef Rui Ribeiro que realizou um showcooking tendo por iguaria a Lampreia do Rio Minho.

 

Em palco esteve também a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, que confirmou e promoveu o Festival da Lampreia que em 2023 irá regressar na Freguesia de São Pedro da Torre. 

 

 

 

Em Braga, a Vice-Presidente da Câmara confirmou e promoveu o regresso do Festival Sabores da Lampreia em 2023

[Fotografia: Município Valença]

 

 

A Rádio Vale do Minho apurou já junto da organização que o evento vai, como habitualmente, ter lugar durante o mês de março. A logística terá os mesmos moldes das edições anteriores.

 

“Esta foi uma boa oportunidade para promover e divulgar a Lampreia como um prato de Excelência do nosso concelho e, nesse sentido, Valença não poderia deixar de estar presente com um dos seu pratos de referência”, disse a autarca.

 

O Município de Valença fez-se acompanhar pela Eprami – Escola Profissional do Alto Minho Interior que auxiliou na confeção durante o showcooking.

 

Recorde-se que a última edição do Festival Sabores da Lampreia remonta a março de 2019. Um ano depois, com a chegada da pandemia da COVID-19, a edição desse ano foi cancelada mesmo em cima da hora. No ano seguinte e este ano voltou a não realizar-se pelas mesmas razões.

 

Este festival vai para a 12ª edição. Promete uma vez mais, dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar a lampreia. A lampreia à bordalesa é a mais famosa, mas há ainda o arroz de lampreia que também não fica atrás.

 

 

Neste evento é possível provar a lampreia confecionada de cinco formas diferentes

[Fotografia: Município Valença]

 

 

De referir que esta promoção da lampreia em Valença tem estado integrada na iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência. Trata-se de um projeto da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas