Está oficialmente aberto o Mercado Medieval de Valença. Este ano a homenagear o rei D. Manuel I que, recorde-se, atribuiu em 1512 uma Carta de Foral à cidade.
Porém, a organização surpreendeu ao abrir o evento com uma espécie de prólogo: uma vinda da Rainha D. Maria de Aragão e Castela (1482-1517), esposa do rei, a Valença que antecedeu o grande momento da atribuição do Foral.
Nessa visita, de acordo com a recriação realizada, a monarca veio mostrar o reconhecimento da Coroa Portuguesa à audácia que os valencianos já na altura mostravam sobretudo ao nível comercial, potencializando a povoação através do uso do rio Minho e dos negócios feitos com a Galiza.
Ainda segundo o episódio retratado, D. Maria de Aragão ofereceu ao Alcalde de Valença [interpretado pelo próprio Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira] uma generosa quantidade de moedas de ouro, no sentido de prosseguir com o êxito conquistado.
Veja o momento [vídeo: Rádio Vale do Minho]
Recorde-se que a Rainha D. Maria de Aragão e Castela foi a segunda esposa do Rei D. Manuel I. Era irmã de Catarina de Aragão, primeira esposa do Rei Henrique VIII de Inglaterra, da qual o rei inglês se viria a divorciar.
Este momento esteve na origem da separação da Inglaterra da Igreja Católica, iniciando-se a Igreja Anglicana.
Cortejo assistido por centenas de pessoas nas ruas
Antes do discurso da Rainha, a comitiva medieval desfilou em cortejo pelas ruas do centro histórico de Valença.
Soldados, bailarinas e homens do clero deslumbraram miúdos e graúdos que por ali passavam e assistiam à recriação de todo aquele ambiente manuelino.
“O que se pretende é que esta iniciativa seja um espaço de convívio. De animação. De música e de gastronomia. Mas sobretudo, recriar a história desse século 16. Queremos também que as pessoas conheçam ainda melhor a nossa história e o nosso património”, realçou José Manuel Carpinteira aos jornalistas.
Veja as fotos [Rádio Vale do Minho]
De acordo com os vários estudiosos, é a D. Manuel I que se devem desenvolvimentos e ampliações da Fortaleza de Valença por forma a fortalecer a eficácia na defesa contra o inimigo.
A animação neste mercado será uma constante com carroceis medievais, passeios a cavalo e de charrete, falcoaria, acampamento do povo com a taberna “O Caldeirão” com comida ao vivo e instrumentos de tortura, jogos medievais, acampamento militar com mostra de armas e salas de armas e o carismático domador de cobras.
As áreas do Mercado Medieval estarão localizadas no Largo do Bom Jesus, Rua Major Severino e Rua da Oliveira. As áreas da restauração, com comes e bebes, estarão no Parque de Estacionamento da Coroada, o Acampamento Militar e Liça, onde decorrerão os torneios, no Campo de Marte, na Coroada, a falcoaria e os passeios a cavalo e charrete no Baluarte de São João e o acampamento do povo no revelim do Baluarte do Faro / Largo do Governo Militar.
Confira o programa:
Esta iniciativa é promovida pelo Município de Valença e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo.
Comentários: 0
1
0