Um acampamento romano, localizado no Baluarte do Faro, vai ser uma das zonas temáticas da iniciativa Via Crucis que este ano regressa a Valença.
Conforme noticiou já a Rádio Vale do Minho, após o êxito do ano passado, a Fortaleza de Valença volta a ser palco nos próximos dias 1 e 2 de abril da recriação histórica da vida de Jesus Cristo.
A recriação deste acampamento milenar constará de duas tendas romanas onde se poderão ver armamentos, combates entre soldados, uma biga romana (carro de combate) e vivências da época.
Vão também existir outras zonas temáticas na edição deste ano:
- Mercado Nazareno, localizado no parque de estacionamento da Coroada, contará com a presença de artesãos, mercadores de produtos tradicionais, bem como uma área gastronómica com tabernas;
- Zona de Jogos e Diversões infantis, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com com jogos de equilíbrio e destreza, dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular;
- Calvário, localizado no Baluarte do Faro, contará com as 3 cruzes e será o palco da Crucificação;
- Túmulo, localizado no Baluarte de São João, será o palco da maior parte das encenações de domingo;
- Aldeia dos Ofícios, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com uma área de recriação de ofícios e vivências da época. Numa tenda teremos a demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, o curtimento da pele e a lavagem da lã. Uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burrinho completarão o quadro.
No total, entre 1 e 2 de abril, a Fortaleza de Valença vai ser palco de uma recriação histórica, com 17 encenações teatrais de passagens da Bíblia, relacionadas com os principais capítulos da Vida de Jesus Cristo.
No sábado, 1 de abril, serão recriados o batismo, o milagre do pão, a chegada a Jerusalém, a prova do pão ázimo, a Última Ceia, a captura de Jesus, a vigília romana, o julgamento, o jantar na taberna, a Via Sacra e terminará com a Crucificação.
No domingo, 2 de abril, de manhã será possível acompanhar os treinos no acampamento romano, seguido da Imagem da Pietà (quadro vivo), o velório, a prova do pão ázimo, a ressurreição, a apresentação de lutas no acampamento romano e terminará com a aparição.
NÃO SOU CRENTE MAS respeito todas as religiões e se TODA essa ENCENAÇÃO VAI distrair o povo……Espero que não chova
Assim SERÁ mais fácil com as crianças.