Defender e valorizar a grande zona florestal do concelho de Monção é o objectivo do Núcleo Fundador da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Monção. Trata-se de uma estrutura que pretende, sobretudo, criar condições para gerir a zona florestal do concelho, tal como explicou à RVM, Américo Reis, um dos dinamizadores do projecto.
A gestão das zonas florestais deixa agora de ser feita pelos proprietários de uma forma isolada, será, por isso, uma gestão conjunta para que a "acção da ZIF Monção tenha efeitos práticos". A ZIF Monção está a cargo dos produtores e proprietários florestais das freguesias de Merufe, Longos Vales, Barbeita e Bela, mas a ideia é que o projecto abranja outras freguesias. Américo Reis não avança datas, ms acredita que, a curto prazo, o projecto possa já avançar.
O projecto gerido por produtores, proprietários florestais e responsáveis de baldios conta, também, com a colaboração da autarquia local e das 33 juntas de freguesia monçanenses. O objectivo do novo organismo de gestão, por isso, "defender, promover e valorizar a floresta" no concelho de Monção.
Comentários: 0
0
0